sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Alma-de-gato / Piaya cayana




NOME COMUM: alma-de-gato
NOME CIENTÍFICO: Piaya cayana
OUTROS NOMES: rabilonga , chincoã, tinguaçu e rabo-de-escrivão, meia-pataca, crocoió, alma-de-caboclo, atingaú, tincoã e rabo-de-palha.
NOME EM INGLÊS: Squirrel Cuckoo
NOME EM ESPANHOL: bobo chizo
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Cuculiformes
FAMÍLIA: Cuculidae
COMPRIMENTO: 50 cm (2/3 pertencem à cauda)
REPRODUÇÃO: É comum entre as aves desta espécie, várias fêmeas usarem o mesmo ninho, mesmo sendo de um outro pássaro. A ninhada consiste de 10 a 20 ovos, de cor verde azulada. Não se sabe se as fêmeas se revezam no choco, mas são muitas as que contribuem na alimentação dos filhotes.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Venezuela, Guiana, em quase todo o território nacional, no Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.
A alma-de-gato é uma ave da família dos cucos; mede 50 cm de comprimento, dos quais2/3 pertencem à cauda, daí também ser conhecida como rabilonga. A cor é castanho-parda no dorso e cinza-ardósia na barriga. O pescoço e o peito são vermelho-acinzentados e a cauda tem penas escuras de pontas brancas. No norte do país é ainda conhecida como chincoã, tinguaçu e rabo-de-escrivão. Existem 7 subespécies ou raças geográficas dessa ave, encontrada na Venezuela, Guiana, em quase todo o território nacional, no Paraguai, Uruguai e norte da Argentina. Em outros Estados do Brasil são atribuídos à alma-de-gato ainda os seguintes nomes: meia-pataca, crocoió, alma-de-caboclo, atingaú, tincoã e rabo-de-palha.

2 comentários:

Francisco Maciel disse...

Gostei do trabalho do seu blog, e ja compartilhei no meu
Da uma olhada no meu https://cerradania.wordpress.com/
Se achar interessante compartilhe no seu.

Marcelo Ramos Araujo disse...

Parabéns pelo blog. Acompanhe o meu:
folhadealmanaque.blogspot.com.br